História

SINTRACODIV-RS nasceu da necessidade de um sindicato específico para todos os empregados de concessionários de veículos no estado do Rio Grande do Sul, diante da falta desse representativo aos interesses específicos dessa classe. Assim, alguns trabalhadores de concessionários de veículos automotores, se organizaram e decidiram fundar essa entidade, com base em todo o estado do Rio Grande do Sul.

O termo sindicato provém do Direito Romano, síndico (do grego, sundyke) designava os mandatários encarregados de representar a coletividade. Em francês, o termo syndic designa o sujeito diretivo de grupos profissionais. Hodiernamente sindicato é conceituado como associação de membros de uma profissão, ou de empregadores, destinados a defender seus interesses econômicos e laborais comuns, e assegurar a representação e a defesa dos associados em juízo. Essas definições vêm reforçar a necessidade da fundação do SINTRACODIV-RS, que atende única e exclusivamente a todos os funcionários de concessionários de veículos, pois não existia uma entidade específica para atender aos anseios desses trabalhadores.

SINTRACODIV-RS, hoje é uma realidade que está presente na vida de todos os trabalhadores dessa categoria já mencionada acima. Não temos dúvidas da importância desta entidade à luta dos trabalhadores e, em específico, para a luta dos empregados de concessionários em todo o Estado.
Inicialmente, é preciso afirmar que Sindicato forte é Sindicato com sua base organizada para lutar pelos seus direitos! Portanto, o SINTRACODIV-RS estará empenhado para que a categoria esteja cada vez mais representada, organizada, politizada e beneficiada.

SINTRACODIV-RS está regularmente Registrado junto ao Ministério do Trabalho (processo administrativo nº 46218.066225/2012-26), conforme Carta de Registro anexa, bem como publicação de sua validação no DOU de 15 de fevereiro de 2017, nº 33 Seção: 1.
Como firmado e sabido, o SINTRACODIV-RS é o único Sindicato no Estado do Rio Grande do Sul, com registro e capacidade para representar os trabalhadores em concessionários e distribuidoras de veículos.